Você já prestou atenção nos símbolos que aparecem nas etiquetas dentro de qualquer produto têxtil? Sabe o que eles significam? Não?
Pois é, muita gente tem o costume de cortar as etiquetas alegando que elas incomodam. Mas, ao fazer isso, você está abrindo mão de informações importantes sobre composição, a maneira correta de lavar, secar, passar, além de perder a garantia em caso de uma possível troca.
O produto têxtil deve conter as seguintes informações: nome ou razão social do fabricante, seu CNPJ, país de origem, nome das fibras e percentual de cada uma delas, uma indicação de tamanho e, pelo menos, os cinco principais tratamentos de conservação do produto, por meio de símbolos e/ou texto, que devem estar descritos conforme a Norma NM-ISO 3758:2013.
Veja um exemplo de etiqueta contendo as informações obrigatórias:
Os símbolos devem estar nesta ordem:
Estes símbolos podem aparecer com variações, indicando o uso correto para cada tipo de tecido, como nos exemplos abaixo:
Como você pôde perceber, apesar de pequena, a etiqueta é sua garantia no momento da compra, no uso seguro do produto e nos seus cuidados de conservação. Portanto, não aceite produtos sem etiqueta.
Caso tenha qualquer dúvida, escreva pra gente 😉