O avanço da tecnologia e as mudanças no comportamento do consumidor fizeram com que as marcas e empresas tivessem que repensar seu posicionamento e estar em constante transformação para se adaptar ao novo ritmo do mercado e agregar valor à marca em meio a tanta oferta.
Uma das estratégias que se destacaram neste cenário é o Branding, que pode ser definido como ‘gestão de uma marca’. Todas as ações realizadas para fortalecer e tornar conhecida pelos consumidores uma marca e agregar valor a ela são parte das estratégias de branding.
Em meio a tanta oferta e concorrência, os consumidores estão cada vez mais exigentes e tem acesso rápido à informação, basta fazer uma busca no celular e milhares de opções aparecerão. Dessa forma, quem não estiver antenado e atualizado não conseguirá sobreviver neste novo contexto.
Embora o Branding seja um trabalho completo e que demanda estudo e estratégia, separamos algumas dicas que poderão ajudá-lo neste processo de fortalecimento da sua marca. Faça a lição de casa e garantimos que colherá os resultados em breve 😊
1 – Conheça seu público, faça uma pesquisa de mercado
Não há como se posicionar e conquistar clientes sem saber com quem você está falando. Onde seus clientes estão? Do que eles gostam? Qual seu poder aquisitivo? Como conversar com eles?
Sabendo com quem você está falando e como deve falar, a chance da sua comunicação chegar com mais assertividade aumenta significativamente.
2 – Conheça o seu produto
É preciso conhecer a fundo o seu produto, saber quais são seus pontos fortes e oportunidades e também quais os pontos fracos e ameaças externas. Vender algo que você conhece passa muito mais confiança ao consumidor.
3 – Valorize o relacionamento com o cliente
Parece uma dica tão simples mas atualmente é o ponto fraco de muitas empresas. Investe-se muito dinheiro em anúncios e propaganda para atrair o cliente e quando ele finalmente chega na empresa ou à sua marca ele tem um péssimo atendimento. Tanto tempo e dinheiro jogados fora simplesmente porque faltou um sorriso e um pouquinho de atenção.
Valorize seu cliente, saiba como conversar com ele, mantenha-o em sua carteira de clientes. Um cliente bem atendido sempre volta e traz com ele várias outras indicações.
4 – Invista em Marketing Digital
Independente do tamanho do seu negócio ou do seu segmento, você precisa estar online! Não existe mais como ficar fora das redes sociais e das plataformas de venda digitais. Um site bem feito, com conteúdo e informação, é o novo cartão de visitas de qualquer empresa.
Aqui cabe uma observação importante: se você não sabe fazer e não tem pretensão de estudar e aprender, sugiro que procure alguém especializado e pague por este serviço. Uma comunicação digital correta é a melhor vitrine para qualquer negócio.
5 – Cumpra o que prometer e mantenha o cliente informado
Incidentes acontecem e não há nada errado nisso, desde que o cliente seja avisado.
É absolutamente normal uma máquina quebrar, um fornecedor falhar e a coisa não sair conforme o planejado. Sempre que não for possível, entretanto, cumprir um prazo ou algo que foi prometido, o cliente precisa ser avisado imediatamente.
O cliente conta com aquilo que foi prometido e ele também precisa ter um plano B caso algo saia do controle. Ser pego de surpresa quebra a confiança dele e passa a imagem de que você, empresa, não está preocupado com os impactos que isso pode causar.
6 – Cuide do pós-venda
Acompanhe todo o processo de experiência do consumidor. Você investiu tempo e dinheiro e teve muito trabalho para atrair, conversar, conquistar, produzir e entregar algo bacana para o seu cliente.
Então por que quando ele recebe e testa o seu produto você deixa de ouvi-lo? Esta é a cereja do bolo! Se você confia no seu produto e sabe que é o melhor para o seu cliente, saiba como ele se sente, como foi a experiência, continue conversando com ele. Um cliente feliz não compra só uma vez!
Lembre-se que é mais barato e simples manter um cliente satisfeito do que conquistar um cliente novo.
Gostou das dicas?
Agora faça a lição de casa e coloque seu plano em prática! Criar e manter uma boa marca ou empresa no mercado não é uma tarefa impossível, mas exige tempo, esforço e dedicação.
Conte conosco neste processo!
A Los Panas tem experiência com consultoria em private label e projetos especiais na área de confecção, personalização e vestuário. Se você está pensando em criar a sua marca ou lançá-la no mercado nós podemos e queremos ajudar! Agende uma conversa.